Locução Comercial

CONCEITO 

Qual é o trabalho de um locutor comercial?

- oferecer os produtos que os nossos clientes dispõe aos seus fregueses, da melhor maneira àquele público;

- mostrar as vantagens que o nosso cliente oferece (preço, prazo e forma de pagamento, facilidades, variedade, etc.), engrandecendo sua marca junto ao consumidor;

- entreter com alegria, bom humor e respeito a clientela que nos ouve.

Uma empresa tem conceitos, definições, ideais. E consumidores que são adeptos de tudo aquilo que a empresa idealizou. Nosso trabalho é sintetizar esses ideais e traduzir numa comunicação voltada para este consumidor, em nome da empresa. 

Afinal, estamos representando ela. Tal e qual como um time de futebol: vestimos a camisa; se goleamos na comunicação, destacamos o "time"; se demos uma "bola fora" ou fizermos um "gol contra", é prejuízo para o grupo.Você conhece alguém que quer impressionar outro e mostra seu lado ruim? É, no mínimo, uma tática kamikaze!

Por isso, o locutor de loja tem de incorporar o espírito daquela empresa, falar de forma que o cliente daquele estabelecimento entenda. Seria interessante pensarmos como seria uma locução para a Daslu e comparar com a comunicabilidade dos feirantes, aqueles de feiras livres. É uma diferença brutal, e os últimos não são profissionais locutores. Mas tente inverter para perceber o desastre!

E tal e qual o publicitário faz nas campanhas publicitárias, nós precisamos fazer com que o produto que divulgamos para o nosso cliente, seja fundamental para seu consumidor, que ele não pode viver mais sem tal item. 

E para isso, vale quase tudo: criar uma situação na qual o produto possa ser importante (ou a falta que ele já possa ter feito), realçar e detalhar suas vantagens, valorizar com bom humor (em alto nível e quando a situação permite), "martelar" nome e preço em certa frequência, linkar com outras promoções existentes ou facilidades de pagamento, etc.

Propósito
O mais básico de tudo: qual é o nosso propósito na loja? Impulsionar vendas? Atrair a atenção do público? Expor uma excelente oferta, que o concorrente do nosso cliente não tem? Desovar mercadoria que há muito tempo está sem vender? Ou que vai vencer? É tudo isso? Apenas alguns itens? 

Os líderes sinalizam o que deve ser o foco. Não que não devamos falar dos outros produtos e serviços, mas que dosemos mais naquilo que é pedido. Não há como fixar proporções, cada situação pede uma medida. Respeitamos as hierarquias e acatamos suas decisões. Isso nos ajuda a dosar as proporções necessárias. 

Evitamos direcionar o trabalho para outras necessidades operacionais que não sejam anunciar e atender bem os clientes. 

Colocamos tudo isso acima de nossos próprios intuitos na loja, incluindo contatos com outros funcionários, compras, resolução de problemas pessoais (salvo decisões "de vida ou morte"), etc. Sabemos que os líderes têm uma expectativa sobre o trabalho. Atingir ou superar é o nosso desafio.

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